domingo, 4 de abril de 2010

Atendimento? Planejamento? Criação? Mídia? Oi, quem?

Descobri que o publicitário não é só aquele cara que faz comerciais e anúncios. Alguns correm atrás dos clientes para conseguir a conta, outros planejam as campanhas, pesquisam o público-alvo, definem os veículos(TV, rádio, revista, jornal...) onde o material será divulgado, em outras palavras tem muito trabalho. E como trabalha.

Abaixo os 4 departamentos básicos de uma Agência de PP. São dptos essenciais para estrutura de uma agência, mas não são os únicos, dependendo do tamanho da empresa encontramos, os dptos de Pesquisa, RCTV, Produção e entre outros que postarei numa outra oportunidade. Você já sabe em qual área quer atuar? Se sim, bacana, parabéns! Se não, estamos no mesmo barco.

"Quer viver todas alegrias e tristezas deste universo? Então, corre atrás meu amigo! A primeira coisa a se pensar é em qual área você vai querer atuar. Se você ainda não sabe quais são os departamentos de uma agência, confira aí, algumas divisões. Não é uma divisão fixa e obrigatória, mas dá uma ideia de como funciona o fluxo de informação na PP."

Atendimento - O cliente chama, ou a gente corre atrás de uma nova conta. Isso aí é a responsabilidade do atendimento. É essa pessoa que faz o contato junto ao cliente. Uma função básica e muito importante de quem atua neste cargo, está no briefing. Não sabe o que é isso? Tá bom: é o resumo de todos os desejos, ideias, necessidades, argumentações, enfim, todas as informações sobre o trabalho a ser desenvolvido. O atendimento é quem busca o que o cliente quer e apresenta o trabalho pronto e tem de estar sempre por dentro de tudo que acontece na agência.

Planejamento - Posicionamento de marca, investimento em um novo mercado, ações, estratégias e muito mais. O nome já diz tudo: esse cara planeja mesmo, em diversos casos e para vários fins. Quer investir e não sabe onde? Pede pro planejamento que a resposta ta na ponta da língua.
Criação - Aqui a porca torce o rabo. É a transformação das ideias e conceitos em fotos, traços e ilustrações. É onde a imagem se materializa. Muita criatividade e imaginação. É importante o cuidado com a finalização dos arquivos.

Mídia - É a pessoa que cuida de toda a utilização da verba do cliente. Faz o levantamento de como investir e onde investir. Para esta campanha a gente usa outdoor ou busdoor? Fale com o mídia, que ele tem a resposta.
Fonte: R&B Propaganda

5 comentários:

  1. Eu quero Planejamento na vêia! rsrs...
    Ficou bem bacana rsrs, parabéns!
    Abs,

    ResponderExcluir
  2. Estamos no mesmo barco! Demorei tanto pra decidir qual faculdade fazer, e pelo jeito sinto que acertei, então acho que não precisamos ter pressa pra escolher =) Uma dica: a agência Milk abre as portas periodicamente para estudantes conhecerem cada departamento! Adorei a iniciativa deles! Deve ajudar bastante quem quer se encontrar numa agência =)

    ResponderExcluir
  3. Precisando de publicidade. acesse www.criacaoemidia.com.br

    ResponderExcluir
  4. Precisando de publicidade. acesse www.criacaoemidia.com.br

    ResponderExcluir
  5. Sou um bom ouvinte, gosto de me comunicar com pessoas em geral, e principalmente, adoro persuadir e vender. Acredito que estes atributos sejam alguns dos necessários para me localizar entre os setores como um funcionário do Atendimento.

    ResponderExcluir